Qual o seu propósito? Muitas pessoas, ou até nós mesmos, já responderam “ser feliz” para essa pergunta. Não está errado, todos nós queremos ser felizes, o problema é que não há como mensurar a felicidade. Não existe uma medida ou receita única para atestar quando uma pessoa é feliz ou não. Cada um tem uma percepção diferente daquilo que lhe faz bem.
Nesse caso, de acordo com a metodologia Ikigai (iki = vida em japonês e kai = desejos e expectativas), nosso objetivo deve ser uma vida em harmonia com nossos desejos e expectativas.
Falando, até parece simples, mas a verdade é que poucos são os que fazem aquilo que realmente desejam. Existem diversas explicações para isso e é claro que não temos controle sobre todas. Por exemplo, existem aspectos econômicos e sociais que não podemos mudar.
Mas, ao contrário do senso comum, ter êxito em qualquer meta não é coisa apenas para gurus ou coaches. Qualquer um pode alcançar seus objetivos com alguns segredinhos básicos de autoconhecimento.
Então, se você é empreendedor ou está pensando em empreender, sem dúvidas as habilidades técnicas são importantes, mas, acredite, o segredo do sucesso está nas chamadas soft skills, ou habilidades interpessoais. Continue lendo para conhecer as principais.
Encontre seu propósito
Mais de 90% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos. Essa é uma conclusão da pesquisa realizada por Fredy Machado e que faz parte da obra “É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional”. O motivo disso pode ser justamente a ausência de um propósito, algo que mobilize você e sua empresa a fazerem a diferença nesse mundo.
A metodologia Ikigai preconiza que existem três dimensões de propósito: objetivo, existencial e nobre. O propósito objetivo é o que você tem à frente, o que você quer atingir. O propósito existencial é talvez o mais difícil, compreender o motivo de acordar todos os dias e fazer o que faz. Já a terceira dimensão do propósito é o que diferencia as pessoas de sucesso e as comuns.
Steve Jobs, por exemplo, sempre alegou que não vendia computadores ou celulares, mas revolução por meio da tecnologia. O propósito deve ser algo mais do que “ganhar dinheiro”, deve transformar, de alguma forma, a vida das pessoas. Não à toa que a Apple superou todas as gigantes do setor.
Por isso, o primeiro passo é encontrar o seu propósito. Sem ele bem definido, dificilmente alcançará o sucesso.
Livre-se dos Sabotadores
Todo mundo já reclamou de alguém que enxerga mais os nossos defeitos do que as nossas qualidades. A verdade é que todos somos assim. Com muito mais frequência focamos no crítico e não nas características positivas. O problema é que quando fazemos isso com nós mesmos, ficamos estagnados.
A razão disso são os chamados sabotadores, ou seja, tudo aquilo que te atrapalha a alcançar seus objetivos. Pensamentos geram comportamentos, isso é fato, mas, apesar de não ser possível parar de pensar, é possível modificar a maneira de pensar. Existem nove principais tipos de sabotadores, os quais veremos a seguir:
Insistente - aquela pessoa que quer fazer as coisas sempre do mesmo jeito e sempre do jeito dela. Costuma ser perfeccionista, extremamente rígida, teimosa e pouco flexível.
Prestativo – Querer servir a todo mundo o tempo todo. Tem muita dificuldade para dizer não e precisa ter a sensação de estar ajudando todo mundo sempre. Com frequência, seus sonhos acabam em segundo plano e, com o tempo, gera frustração e baixa autoestima.
Hipervigilante – Aquele que não para, quer sempre estar no topo, em evidência e sob os holofotes. É bastante competitivo.
Hiperativo – Faz um monte de projetos ao mesmo tempo, mas interrompe todos na metade. Tem muita energia, planta muito, mas não cultiva ou colhe quase nada. Não termina a maioria das coisas que começa.
Controlador – É aquela pessoa que quer controlar tudo. Como isso não é possível, fica irritada e tende a ser dramática, achar que ninguém a ajuda.
Esquivo – Se esquiva de tudo que acha que vai ser doloroso ou complicado. Foge de brigas, confusões, faz de tudo para não participar de nada que seja constrangedor ou complicado. Coloca panos quentes e finge que não há nada acontecendo.
Hiper-realizador – Não consegue parar quieto, precisa sempre estar fazendo algo que considera útil. Esse tipo de pessoa acha que ficar em casa simplesmente curtindo a família é perda de tempo.
Vítima – Aqueles pensamentos que nos colocam na posição de vítima. Pessoas que estão sempre culpando as outras pela sua situação e assim não conseguem ter atitude para mudar.
Hiper-racional – A pessoa que racionaliza tudo. Age 100% pela razão. Precisa ter evidência científica. Não acredita em intuição e não acha que deve dar importância às emoções.
Todos nós temos um ou mais desses sabotadores. Como falamos acima, não podemos eliminar por completo nossos pensamentos ruins, mas podemos mudar a maneira como enxergamos. O primeiro passo é se reconhecer. Veja se encaixa em alguma das descrições e reflita sobre o que está ganhando ou perdendo agindo dessa maneira. Pensar diferente é o primeiro passo para agir diferente. Se você acha complicado, continue lendo que nos próximos tópicos falaremos sobre mudança de pensamentos.
Mude seu Mindset
A palavra mindset, em tradução literal, significa configurar a mente. A verdade é que o nosso cérebro é um universo instigante e o mindset nos ajuda a compreender o processamento interno que nos impulsiona a adotar certas atitudes frente às situações cotidianas. Como falamos no tópico anterior, somente conhecendo as razões pelas quais adotamos certas atitudes é que podemos escolher entre parar ou desenvolver.
Mas como desenvolver a nossa mente para que ela trabalhe ao nosso favor? Existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.
As pessoas com mindset fixo costumam ter os seguintes pensamentos: “Cada pessoa possui o seu talento e não tem como mudar isso” ou “Não há muito o que fazer para melhorar minhas habilidades básicas e personalidade”.
Já quem tem o mindset de crescimento pensa: “As pessoas são capazes de mudar e melhorar”. Viu a diferença? Quando atuamos em cima de um mindset fixo, não acreditamos que conseguiremos superar aquilo. Focamos no que não vamos conseguir e nem nos esforçamos.
Já quando temos o mindset do crescimento, comemoramos pequenas conquistas e passamos a enxergar e valorizar o esforço daquelas pessoas que chegaram onde queríamos estar. Ou seja, o sucesso do outro não mais nos intimida, ao contrário, nos estimula a ir mais longe.
Comece repetindo frases de crescimento, como: “Eu posso mudar” ou “Eu posso fazer diferente”. Com o tempo, sem perceber você passará a enxergar as coisas de uma outra forma.
Tenha um Plano de Vida
Como ter uma vida plena e com sentido? Segundo a OMS, o Brasil é o país mais deprimido da América Latina. Apesar de certos desequilíbrios hormonais favorecerem o histórico depressivo, a maioria das pessoas com depressão não tem qualquer outro problema de saúde biológico ou físico que possa explicar.
Muitas pessoas buscam sentido nas coisas materiais ou nas pessoas, quando o primeiro sentido deve estar em nós mesmos. Não podemos buscar uma vida plena vivendo a vida do outro. Como também já falamos acima, não temos controle sobre certas fatalidades, doenças ou situações, mas é possível ter um outro olhar para todas essas coisas.
Comece a contemplar aquilo que você sabe, que você gosta, que você tem e o que conquistou, ao invés de olhar apenas para o que há de ruim em você ou na sua vida. O segundo passo é traçar metas factíveis. Muita gente não realiza porque suas metas não são factíveis. Por exemplo, quero vender mais. Quanto? Que recursos você tem para alcançar esse objetivo?
Lembre-se de que talentos, aptidões e habilidades podem ser desenvolvidos, você só precisa dar o primeiro passo em direção à sua meta.
Adote ferramentas de produtividade
Como falamos em todos os outros tópicos, metas são importantes, mas por que sempre construímos metas e não conseguimos efetivá-las? Talvez o erro esteja na definição da sua meta.
As metas devem ser SMART, ou seja, Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais. Para começar, o objetivo precisa ser muito claro e específico: Quero aumentar as minhas vendas em 30% em um ano.
O segundo ponto é o Mensurável, ou seja, eu não posso mensurar a felicidade por exemplo, mas posso calcular as minhas vendas mês a mês para avaliar se estou perto ou não de alcançar minha meta.
Em terceiro lugar, ela precisa ser atingível. É claro que todos querem triplicar a renda em um período de três meses. Mas será que temos condições para isso? Triplicar o faturamento é possível, mas talvez não em três meses, pelo menos não se você não aumentar também o seu investimento na mesma proporção. Nesse caso, vale rever o objetivo.
As metas também precisam ser relevantes, ou seja, precisam fazer sentido para você. Quando não temos amor pelo que fazemos, desistimos de seguir por qualquer coisa que pareça mais interessante.
Por último, elas precisam ser temporais. No começo desse tópico, demos o exemplo de alguém que deseja aumentar as vendas em 30% em um ano. Por que o tempo é importante? Porque é aí que a procrastinação entra. Se temos que realizar algo que não tem prazo, acabamos dando prioridade para outras coisas e esquecemos daquilo.
Feito isso, é hora de adotar a ferramenta PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir). Planeje, desenvolva o plano de ação, cheque todos os pontos e aja.
Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a metodologia Ikigai, acesse agora mesmo o curso gratuito e online da plataforma Profis Online e comece sua jornada rumo ao sucesso do seu negócio!







