Como diz um famoso ditado, vender é uma arte e negociar é tornar essa arte rentável.
A verdade é que todo mundo é vendedor de alguma coisa. Seja uma ideia, produto ou serviço, estamos sempre, direta ou indiretamente, entregando algo de valor a alguém em troca de uma remuneração.
Mas então por que essa palavra ainda gera calafrios em muitas pessoas? A razão pode estar na maneira como você vende.
Aquela velha figura do vendedor que batia de porta em porta oferecendo produtos ou passava o dia inteiro fazendo ligações aleatórias atrás de compradores, ficou para trás.
Com a transformação digital, os hábitos do consumidor também mudaram e a boa notícia é que, se você souber utilizar os recursos da maneira correta, os clientes irão até você.
Então continue lendo esse blog para descobrir os segredos das vendas mais bem-sucedidas.
Domine as técnicas de vendas
Você já deve ter ouvido falar que para vender é necessário possuir um dom ou talento especial.
Apesar de isso não ser verdade, uma coisa é imprescindível: gostar e acreditar no que você está vendendo.
Assim como em qualquer outra profissão, amar o que faz é o primeiro passo para ter sucesso. Com as vendas não é diferente. Você precisa gostar e acreditar no seu produto ou serviço, do contrário, mesmo que tente disfarçar, sua falta de entusiasmo será rapidamente percebida pelo cliente.
Pode parecer clichê, mas, se você não está convencido de que seu produto tem valor, como poderá convencer outra pessoa?
Seja você o primeiro cliente do seu produto ou serviço e certifique-se de que ele pode fazer a diferença, só depois parta para a monetização.
Tenha uma estratégia Omnichannel
O prefixo “omni” vem do latim, que significa “todo ou tudo”, já “channel” é a versão americana da palavra “canais”. Na prática, omnichannel significa “todos os canais”.
Quando falamos em “todos” estamos, na verdade, falando do tradicional modelo híbrido. Engana-se quem pensa que esse termo serve apenas para caracterizar o regime de trabalho. Os negócios podem e devem funcionar no modelo híbrido, ou seja, em um ponto físico e também no online.
Mesmo que você não tenha um e-commerce, ter uma página nas redes sociais, um número de WhatsApp para atendimento ou um e-mail não são mais diferenciais, mas mandatórios para qualquer negócio que queira ter sucesso no mundo atual.
Mas lembre-se! Não adianta implantar vários canais, se você não estará disponível quando o cliente te contatar. Certifique-se de ter uma equipe preparada para responder às dúvidas em todos os canais.
Faça a gestão do lead
Agora que você já está familiarizado com as técnicas e canais, é hora de se preparar para efetivamente vender.
Parece muito simples. “Eu já conheço o produto, sei o que ele faz, então é só vender”. Mas não é bem assim. Você não precisa saber apenas o que o seu produto faz, mas também o que faz o da concorrência. Só assim você estará preparado para listar os diferenciais da sua empresa, antes mesmo que o cliente questione.
Outro ponto de extrema importância é antever as objeções que seu cliente pode fazer. Pode parecer difícil, mas depois de um tempo, você já conhece de cor as dúvidas mais comuns da sua persona. Ensaie respostas para não ser pego de surpresa.
Mas nada de forçar ou apressar o lead. As etapas do funil devem ser respeitadas. No geral, um lead passa por pelo menos quatro etapas antes da conversão. São elas: qualificação, avaliação, solução e fechamento.
É realmente tentador pular as fases a fim de acelerar a conversão, mas isso só terá efeito contrário. É preciso entender o momento em que seu lead está e respeitá-lo.
Quer saber mais sobre funil de vendas e marketing digital? Então leia nosso artigo sobre Presença Digital.
Personalize sua proposta
Se seu cliente já passou por todas as etapas do funil e está preparado para comprar, então é hora da abordagem. Mas isso não significa que você deve pegar o telefone e ligar imediatamente.
Ligações sem agendamento são invasivas e diminuem as chances de conversão. Primeiro, tente enviar uma mensagem ou um e-mail. Caso seja necessário, agende o melhor horário para ligar.
Prepare uma proposta personalizada. Não adianta enviar a apresentação da sua empresa, uma tabela de preço e esperar que ele avalie.
Ninguém gosta de ser tratado como mais um número no cadastro, então certifique-se de conhecer as dores e as necessidades do seu prospect. Após isso, pense em uma proposta que resolva exatamente os problemas dele, não de todos.
Ofereça pelo menos três opções de pacotes, benefícios e descontos exclusivos. Não sabe como fazer isso? Acesse o curso gratuito de vendas online e saia na frente da concorrência.
Invista no pós-vendas
Até aqui você fez tudo direitinho e conseguiu fechar a venda. Pronto, é hora de comemorar!
Esse é, na verdade, o erro que a maioria das empresas comete, inclusive as grandes. Não que seja errado comemorar uma venda, essa é uma prática saudável e que deve ser incentivada.
No entanto, a venda não acaba quando o produto ou serviço é entregue. Quase ninguém leva isso em conta, mas é muito mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo.
O tempo e dinheiro empregados tentando vender para quem não tem interesse, poderiam ser usados para fidelizar o seu cliente e torná-lo promotor da sua marca.
Mesmo que aquele cliente não volte a comprar, se ele tiver uma boa experiência, as chances de ele trazer outros clientes prontos para fechar, sem que você precise prospectar, são muito boas.
Então invista no pós-vendas, faça uma pesquisa de satisfação e empenhe-se em, realmente, ouvir e praticar os feedbacks.
Lembre-se: Um cliente satisfeito é o melhor marketing que uma empresa pode ter.
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