Antes de criar um planejamento de marketing digital é necessário ressaltar a diferença entre marketing e marketing digital.
Ambos os termos estão integrados, mas possuem diferenças. Enquanto o marketing tradicional compreende os meios físicos ou digitais para a divulgação e promoção de determinado produto ou serviço, o marketing digital tem o mesmo objetivo, porém, utilizando exclusivamente tecnologias digitais.
Embora nesse artigo você vai aprender como criar um planejamento de marketing digital do zero, é importante ter em mente que os meios de comunicação do marketing offline podem ser igualmente relevantes para o seu negócio, entre eles materiais impressos, outdoors, propaganda em rádio e TV, publicação de matérias em jornais e revistas, entre outros.
E algumas das etapas descritas nesse blog se aplicam igualmente a um planejamento de marketing integrado. Por isso, guarde esse material e tenha-o como guia especialmente se você estiver começando agora a estratégia de divulgação e promoção da sua marca.
Todo planejamento passa por etapas e elas nunca seguem uma ordem aleatória. Tendo em vista que uma complementa a outra, não podem ser puladas ou invertidas.
No caso do Marketing Digital, os 8Ps servem para dar esse direcionamento, são eles: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão. Nesse artigo, vamos falar dos dois primeiros que compreendem a estratégia.
Pesquisa
O primeiro passo de um planejamento de marketing, seja ele digital ou offline, é a pesquisa. Nela, você deve encontrar respostas para pelo menos cinco perguntas: público-alvo do seu negócio, comportamento do consumidor, quem são seus concorrentes, estratégias usadas por eles e palavras-chaves que as pessoas mais buscam quando estão procurando um serviço ou produto semelhante ao seu.
Público-alvo
O público-alvo é mais abrangente do que a persona, que ensinamos a definir em outro artigo. Ele deve ter, pelo menos, faixa etária, gênero, classe social e localização.
Vamos dar um exemplo prático. Você abriu um salão de beleza e quer divulgá-lo. Qual seria o público-alvo? Apesar de haver respostas em comum para segmentos semelhantes, alguns detalhes específicos do seu negócio devem ser levados em conta.
Por exemplo, o seu salão pode ser especializado em cabelos afro ou Dia da Noiva. Ainda que você ofereça também os serviços tradicionais, é importante definir o seu carro-chefe e direcionar boa parte das suas estratégias para esse público.
Comportamento do Consumidor
Já o comportamento do consumidor é um estudo que responde às perguntas de quando, porquê, como e onde as pessoas decidem ou não comprar um produto. Com base nessas respostas, você já consegue pensar em quais canais precisa estar, melhores dias e horários para falar com seu público e até pensar na melhor localização para abrir a sua empresa.
Concorrência
Já a concorrência é figurinha carimbada na vida de todo empreendedor. Abrir um negócio sem saber quem são as empresas que prestam o mesmo serviço que você e atendem o mesmo público é um tiro no pé.
E aqui não é somente saber quem são, mas sim como se posicionam no mercado, afinal, sai mais barato aprender com o erro dos outros do que errarmos e termos que retroceder para corrigir.
Palavras-chaves
Por fim, as palavras-chaves, ao contrário do senso comum, não são importantes apenas se você for promover uma campanha de Google Ads, mas também para nortear a produção de todos os conteúdos.
Vamos seguir com o exemplo do salão de beleza. Se você descobriu que, quando as pessoas procuram um salão de beleza, geralmente buscam por um procedimento específico ou pacotes diferenciados, você pode ressaltar esses atributos em toda a sua comunicação.
A boa notícia é que existem ferramentas gratuitas que podem te ajudar nessa consulta, como a SemRush e Google Trends.
Planejamento
Agora que a pesquisa foi feita é hora de planejar. Como tudo na vida, o planejamento, quando seguido corretamente, pode evitar muitos fracassos.
É claro que dificilmente as coisas sairão exatamente conforme o planejado, já que no meio do caminho podem aparecer situações adversas, mas um bom plano também deve tentar antever algumas dessas possibilidades.
Para começar, existem alguns itens que não podem ser esquecidos em nenhum planejamento de marketing digital, são eles: estratégias para atingir os objetivos traçados; canais de comunicação a serem usados para atingir o seu público; planos de ação e desenvolvimento; investimento e orçamento; e, por fim, tempo e roteiro.
As metas antecedem as estratégias. Antes de tudo, você precisa pensar no objetivo do plano, que pode ser vender, tornar-se autoridade em determinado assunto ou gerar reconhecimento da marca.
Estratégia
Se você já tem em mente qual o seu objetivo, o próximo passo é fazer uma análise interna e externa. A análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats) é uma estrutura bastante útil. Em português significa pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças para a sua empresa e o mercado em geral.
A partir daí, você já pode estabelecer metas para alcançar esses objetivos. A estrutura para isso é a SMART (Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time based) que, traduzida, seria Específica, Mensurável, Alcançável, Realista e Oportuna.
Na prática, uma meta SMART seria “Quero alcançar xxx visitas no meu site em xx meses. Para isso, vou fazer x, y e z”.
Já uma meta do tipo “Quero aumentar o número de visitas no meu site” não é SMART, pois ela não é específica, não é possível mensurar o alcance, já que não existe um número real alcançável, e não estabelece um prazo.
Feito isso, você deve personalizar o seu plano de marketing digital de acordo com o seu negócio. Em primeiro lugar, faça a segmentação do seu público-alvo. Serão homens, mulheres, de qual idade, quais as preferências e expectativas desse comprador? Esse é um bom momento para criar a sua persona.
Canais de Comunicação
Toda estratégia de marketing digital envolve conteúdo, e esses conteúdos precisam ser criados, distribuídos e gerenciados. Por isso, é importante, a partir da estratégia e segmentação do seu público-alvo, definir em quais canais você estará presente para atrair e converter seu lead
Em termos de marketing digital existem muitos, mas os principais são: e-mail marketing, mídias pagas (Google Ads, Facebook, Instagram e LinkedIN Ads, Display), Landing Page, Blog, perfis em redes sociais, e-books e até vídeos.
Algumas ferramentas de Workflow podem te ajudar a implementar e personalizar as mensagens com base na persona, aumentando suas chances de sucesso.
Plano de Ação
Se você já tem a estratégia, o público-alvo e os canais, é hora de montar o plano e segui-lo. Comece estabelecendo o que você vai publicar e com qual frequência. A partir daí, tente montar um calendário, no mínimo, mensal, e vá seguindo.
Investimento e Orçamento
Esse tópico com frequência é negligenciado no plano, mas fazer isso pode te impedir de alcançar as metas definidas.
Antes de começar, pense em quanto você pretende investir em Marketing Digital? Você tem intenção de utilizar as mídias pagas? Qual a verba inicial investida? Não existe um valor mínimo ou máximo, mas sabe-se que com apenas R$ 500,00 é possível ter bons resultados, tudo vai depender da sua comunicação e o que você quer transmitir.
Fora isso, você já tem um site ou uma Landing Page? Caso não, é preciso incluir no orçamento o custo para desenvolver. O mesmo vale para a produção de conteúdo. Você pode fazer isso internamente? Se a resposta novamente for não, inclua a contratação de uma agência especializada.
Tempo e Roteiro
Como já exemplificamos acima, toda meta precisa ter um prazo. Ele serve para termos um ponto de partida para redefinir, seguir ou retroceder.
Por esta razão, acompanhar é imprescindível. Não adianta implementar um plano de marketing digital e não saber se ele está dando resultados.
Nesse quesito, o Google Analytics é o seu aliado para otimizar e avaliar se suas ações deram o retorno esperado.
Se após o prazo que você estabeleceu, o retorno ainda está longe da sua meta, pode ser necessário redefinir, investir mais ou até retroceder em um ou mais canais.
Agora você já tem todas as ferramentas para começar a montar o seu plano de marketing digital do zero. Mas se precisar de ajuda, matricule-se no curso intensivo gratuito e online de Gestão de Mídias da plataforma Profis Online, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Inscreva-se: https://profisonline.com.br/curso/imlabs-gestao-de-midias-intensivo







