As sobrancelhas exercem um papel relevante na harmonização facial. Não à toa, o formato das nossas sobrancelhas pode dizer algo sobre nosso estado de espírito. Por exemplo, sobrancelhas caídas denotam um ar de tristeza, já as redondas sugerem descontração, enquanto que as pontudas podem expressar raiva.
Embora nossas emoções não tenham relação com o desenho das nossas sobrancelhas, o contrário é verdadeiro. A imagem refletida no espelho pode influenciar a forma como reagimos a determinadas situações.
Por essa razão, o design de sobrancelhas não apenas tem uma função estética, mas também na autoestima que, comprovadamente, reflete em nosso comportamento.
Então, se você se identifica com a área de Beleza e Estética e precisa de uma renda extra, ou mesmo deseja alavancar a sua autoestima sem precisar recorrer a um salão de beleza, esse artigo é para você.
O curso completo, gratuito e com certificado está disponível também na plataforma Profis Online.
Diferença entre Design e Designer de Sobrancelha
Primeiramente, cabe aqui explicar a diferença dessas duas palavras. Enquanto o design é o exercício da profissão, ou seja, aquilo que executamos, o Designer é o profissional em si, ou seja, a pessoa responsável pelo embelezamento e restauração das sobrancelhas.
Você pode estar se perguntando em que locais esse profissional pode atuar. Opções é o que não falta. Os designers de sobrancelha podem trabalhar em salões de beleza, clínicas de estética, studios ou até mesmo em domicílio.
O que faz um Designer de Sobrancelhas?
Esse profissional atua, primariamente, com o design (desenho) da sobrancelha, aplicação de Henna e tintura.
Continue lendo esse artigo para aprender cada uma dessas técnicas e garantir sua renda extra.
Design de sobrancelhas
“Fazer as sobrancelhas” é um termo muito comum e utilizado principalmente pelo público feminino. Mas o que exatamente significa “fazer” as sobrancelhas? É claro que, pelo menos na maior parte dos casos, já nascemos com sobrancelha. No entanto, assim como o cabelo e as unhas, esse também é um item que necessita de cuidados e manutenção constantes.
Por isso, “fazer” varia de pessoa para pessoa, pois cada um, conforme dito acima, possui um formato de sobrancelha e pode ou não estar contente com ele.
Se você considera que suas sobrancelhas combinam com você, então a única coisa a fazer é uma “limpeza”, pelo menos a cada 15 dias, que consiste em retirar os pelinhos extras que surgem fora do contorno das sobrancelhas. Muito cuidado nessa hora, pois, se os pelos começam a ser retirados de forma contínua e errada, é bem provável que parem de crescer!
Mas se você acha que elas deveriam ser um pouco mais grossas ou então mais finas, onduladas ou retas, é hora de pensar em fazer um design, ou seja, redesenhá-la. Para tanto, a figura do designer de sobrancelhas é essencial.
Simetria do rosto
O primeiro passo para redesenhar é fazer a simetria do rosto da paciente. Para tanto, alguns materiais serão essenciais, entre eles o paquímetro, que é uma régua profissional para medir sobrancelhas, e um lápis de olho ou de desenho para traçar as linhas.
O ponto central do rosto começa sempre a partir do “arco do cupido”, que é ponto central da boca normalmente em formato de “V”. A partir desse ponto, traça-se uma linha reta em direção à ponta inicial do nariz, logo abaixo da glabela, que é aquele espaço entre as sobrancelhas.
Assim, deve-se posicionar a ponta do lápis em cima do “arco do cupido” de forma que ele passe pelo canto externo do nariz, no início das bochechas, e siga uma linha diagonal até o canto externo do olho. Esse será o ponto final da sobrancelha.
Já o ponto inicial começa sempre no canto interno do olho (onde ficam as remelas), na altura do canto externo do nariz. Por fim, o ponto central, também chamado de ponto de elevação, pode ser encontrado colocando o lápis na diagonal, encostado no canto externo do nariz, e direcionando a ponta para o meio da sobrancelha.
As sobrancelhas ideais têm em torno de 5cm de comprimento, desde a glabela até o ponto final, no canto externo do olho. Desses 5cm, 3cm são considerados o corpo e os outros 2cm a asa.
Além do comprimento, também é necessário achar a espessura da sobrancelha, mas não existe um número ideal. A medida é feita de acordo com a glabela de cada pessoa. A espessura de uma glabela normalmente gira em torno de 2 a 2,5cm. Para achar a espessura das sobrancelhas, é necessário dividir duas vezes a espessura da glabela.
Ou seja, se a glabela tem 2cm de espessura, dividido por dois dará 1cm. Se dividir novamente, dará 0,50cm. Nesse caso, esta será a espessura ideal da sobrancelha. Caso tenha 2,5cm, a espessura da sobrancelha será de aproximadamente 0,75cm.
Feitas as medidas, é hora de traçar outras duas linhas retas na horizontal. A primeira deve começar no canto externo do olho (final da sobrancelha), ir passando pelo perímetro inferior dela, encontrar com a ponta da linha reta do nariz até o arco do cupido (traçada anteriormente) e terminar no canto externo do outro olho.
Já a segunda é feita na parte de cima, também começando no ponto final da sobrancelha, passando pelo perímetro superior, pela ponta da glabela, até o canto externo do outro olho.
As linhas traçadas vão delimitar o espaço que será trabalhado, evitando a retirada de pelos em excesso ou que fiquem sobrando.
Redesenhando a sobrancelha
Com as linhas traçadas, é hora de escolher o formato de sobrancelha a ser trabalhado. Existem alguns: retas, caídas, redondas, pontudas ou, a mais utilizada e estilizada, a arqueada. Nesse artigo, trabalharemos o formato arqueado.
Para começar, vamos partir das medidas citadas no tópico anterior, do comprimento total da maioria das sobrancelhas, que é em torno de 5cm. A partir do ponto inicial, vamos posicionar o paquímetro até o centímetro 3cm, que será o nosso ponto de elevação. A partir desse ponto até o ponto final, que é na altura do canto externo do olho, precisa ter 2cm, ou 2,5cm em rostos mais largos.
Lembrando que, antes de qualquer procedimento, deve ser feita uma higienização total do rosto (não apenas nas sobrancelhas), já que impurezas e microorganismos podem influenciar no resultado final.
Depois disso, basta limpar o excesso de pelos fora das linhas traçadas, ou seja, abaixo do perímetro inferior da sobrancelha e acima dele (essas linhas são definidas medindo a espessura da sobrancelha ideal, que pode variar de 0,50 cm a 0,75cm, conforme explicado no tópico anterior).
A limpeza também deve se estender à glabela (espaço entre as sobrancelhas, normalmente com poucos pelos) e fora da linha do canto externo do olho.
Depois de retirar os excessos, basta fazer o contorno desejado no ponto de elevação com a pinça diagonal, para dar o arqueamento pretendido.
Aplicação de Henna
Antes de mais nada, nem todo mundo sabe o que é Henna. O termo é a variante árabe do nome da planta encontrada na Asia e África, a Lawsonia Inermis. Basicamente, trata-se de uma tintura provisória, que também é muito utilizada em tatuagens ou cabelos.
Agora que você já sabe o que é, vamos explicar como aplicar. O passo inicial é o mesmo dos tópicos anteriores. Começa pela preparação e higienização do rosto da paciente. Nesse caso, é preciso preencher também uma ficha de anamnese para garantir que a pessoa não tenha alergia ao produto ou algum problema de saúde que impossibilite a aplicação.
Após isso, você vai precisar da Henna (tintura), um fixador, água, pincel microbrush, tesoura de ponta fina, escova de sobrancelha, palito de laranjeira, lápis de desenho ou de olho, algodão e um pote dappen, que nada mais é do que um mini copo de vidro utilizado para manipulação de maquiagens, pó acrílico e pigmentos, já que os de plástico oxidam a substância.
Com tudo preparado, a paciente precisa estar posicionada em uma maca, com pelo menos três posições, ou uma cadeira com encosto reclinável.
Depois disso é hora de fazer a simetria do rosto, conforme explicado no tópico anterior. Feita a simetria e a retirada dos excessos nos espaços fora das linhas demarcadas, com pinça e navalha, é preciso também aparar as sobrancelhas.
Esse procedimento é realizado utilizando uma escovinha de sobrancelha e penteando no sentido do crescimento dos pelos. Algumas pontas vão ficar mais salientes, e são estas que devem ser aparadas com a tesourinha.
Agora mãos à obra. Aplique uma pequena quantidade de henna no Dappen, misture com três gostas de fixador e 10 gotas de água e mexa até o ponto de brigadeiro ou mingau. Com o pincel, aplique a henna na região toda da sobrancelha, primeiro passando e depois depositando, sempre apertando para fixar.
Deixe formar uma casca grossa e então limpe os excessos com um palito e algodão umedecido em água. Não use cotonete por conta da ponta grossa. Aguarde secar e está pronto.
Tintura de pelos brancos
Ao contrário da henna, que dura de 3 a 7 dias, a tintura original dura 30 dias no pelo. O procedimento também é um pouco mais caro do que a aplicação de Henna.
Nesse caso, a tintura e o oxidante devem ser próprios para pelo e da mesma marca. A recomendação é por marcas importadas, já que as brasileiras não oferecem bom acabamento. A marca mais utilizada é a Sensiv.
Basta aplicar o tamanho de um grão de arroz de tinta e três gotinhas de oxidante no fundo do Dappen, com ele virado de cabeça para baixo, evitando, assim, que parte da tinta se perca.
Após isso, misture com o microbrush até diluir e aplique em toda a sobrancelha. Se os pelos estiverem muito brancos, é recomendado fazer antes uma mordaçagem, que consiste em aplicar o oxidante puro na sobrancelha e deixar agir entre 3 a 5 minutos antes da tintura. Ele abrirá a cutícula dos pelos para receber o pigmento.
Feito isso, aplique a tintura normalmente e espere de 15 a 30 minutos. Depois disto, basta limpar os excessos com um algodão umedecido e o serviço está finalizado.
Gostou? Então aprofunde seus conhecimentos com o nosso curso de Design de Sobrancelhas totalmente gratuito e online disponível na plataforma Profis Online.







