Uma pesquisa recente promovida pela Hootsuite em parceria com a We are Social mostrou que, atualmente, 4,7 bilhões de pessoas estão conectadas à internet. Se considerarmos que, em todo o planeta, o número estimado de habitantes é de 7,85 bilhões de pessoas, podemos dizer que pouco mais de 40% da população têm acesso à rede mundial de computadores.
Considerando apenas as mídias sociais, essa proporção é equivalente à quase metade da população mundial, ou seja, 4,33 bilhões de pessoas. Diante desse cenário, não seria exagero utilizar a expressão “todo mundo tem um perfil nas redes sociais”, já que estamos chegando bem perto dessa realidade.
Quando esses canais foram criados, ainda lá atrás com o Orkut, o objetivo principal de quem criava um perfil era encontrar amigos, conhecer novas pessoas e consumir entretenimento. Mas, com a chegada do Facebook, Instagram, Snapchat e outras redes, o potencial de negócios que esses canais oferecem passou a ser um filão buscado tanto por empreendedores, que querem alavancar suas vendas, como por agências e especialistas em marketing que passaram a vender consultoria para quem ainda não conhece todos os recursos dessas plataformas.
E foi daí que surgiu o conceito de Marketing Digital, ou seja, a venda e a promoção de produtos e serviços nos meios digitais. A boa notícia é que quem acompanhou esse boom se deu bem. Hoje, a profissão de Social Media ou Especialista em Marketing Digital é muito procurada pelas empresas e, ao mesmo tempo, enfrenta uma carência de profissionais qualificados.
Até aqui, trouxemos razões mais do que suficientes para você mergulhar nesse universo do Marketing Digital, se tornar um especialista e usar esse conhecimento para ajudar empresas e profissionais a alavancarem seus negócios. Se você se convenceu de que essa é uma área promissora, continue lendo para descobrir o que você precisa para se tornar um expert no assunto.
Estar presente nas principais Redes Sociais
Pode parecer óbvio, mas, por incrível que pareça, ainda existem muitas pessoas que querem aprender tudo sobre as plataformas, mas raramente acessa seus perfis. Apesar de ser possível obter conhecimento teórico, sem a prática dificilmente você será um profissional diferenciado nesse mercado.
Mas, calma, isso não quer dizer que você precisa ser heavy user das redes sociais, gravar lives, postar stories e publicar conteúdos diariamente. Basta ter pelo menos um perfil em cada uma delas, começar a seguir profissionais e empresas que vão agregar conhecimento, e explorar ao máximo os recursos, mesmo que você não vá aplicá-los para promover o seu perfil pessoal.
A arte de observar é bastante apreciada em um Social Media. Ao invés de estar em evidência, você pode simplesmente ficar nos bastidores acompanhando o que as pessoas e empresas costumam postar, com quais conteúdos elas interagem e que opções cada um dos canais oferece para promover a sua marca ou a do seu cliente.
Investir no Facebook e Instagram
É bem verdade que a escolha pela mídia social que sua empresa ou seu cliente vai estar não pode ser uma decisão aleatória. Ela depende de um estudo de persona, uma pesquisa sobre quem é o seu público e para quem você quer vender seu produto ou serviço. Nós abordamos mais a fundo esse tópico em outro artigo que você pode ler aqui. Mas quando falamos de Facebook e Instagram, é seguro afirmar que você terá boas chances de sucesso, isso pela quantidade de recursos que ambas as plataformas, criadas por Mark Zuckerberg, oferecem.
O Facebook ainda é a rede mais acessada mundialmente, seguida do YouTube, WhatsApp e Instagram, e é também a que mais oferta recursos para anunciantes que possuem uma página, já que os perfis são mais limitados. Uma das principais vantagens – mas que, para algumas pessoas, pode se tornar um incômodo – é a rastreabilidade dessa rede.
O Edge Rank, algoritmo que o Facebook usa para determinar quais artigos devem ser exibidos no feed de alguém, consegue detectar o tempo que você interage com determinada publicação, a afinidade com o conteúdo e chega até mesmo a pontuar essa interação. Para alguns, pode ser invasivo, mas certamente para quem quer promover seu negócio é um filão a ser explorado.
Por sua vez, o Instagram, conhecida por ser uma rede visual, aposta nos recursos de foto e vídeo para atrair e engajar usuários. Além dos stories, também disponíveis no Facebook, há o Reels, que permite gravar vídeos de até 60 segundos, superior aos 15 do Story, e o IGTV, que funciona mais ou menos como um YouTube, onde você pode armazená-los.
Claro que essas duas redes possuem muito mais recursos que não caberiam num único artigo. Mas você pode acessar o curso online intensivo e gratuito de Gestão de Mídias do Profis Online para se aprofundar.
Explorar o Google Meu Negócio
A plataforma Google Meu Negócio é outra sobre a qual falamos em outro artigo que trata dos principais meios de comunicação digitais. Além de gratuita, o Google Meu Negócio facilita a descoberta da sua empresa de forma totalmente orgânica.
Por meio dele, o responsável pela marca pode inserir informações como telefone, endereço e fotos e obter destaque em uma busca orgânica, já que, no SEO, o Google prioriza empresas que tenham cadastro nessa plataforma.
E tem mais. Na aba “Consultas” é possível conhecer os termos que o usuário digitou para ser direcionado à página. Além disso, o espaço fornece estatísticas, como número de visualizações, visitas e avaliações.
Para cadastrar uma empresa, basta acessar o site https://business.google.com
Conhecer os 8Ps do Marketing Digital
Você já deve ter ouvido falar dos 4Ps do Marketing, como Preço, Praça, Produto e Promoção. No Marketing Digital eles também são essenciais, mas agregam outros termos, que são Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.
No primeiro tópico, Pesquisa, você precisa conhecer o público, saber o que eles buscam, onde eles estão e, para tanto, você pode se valer de enquetes nas redes sociais, pesquisas presenciais ou até mesmo formulários enviados via e-mail.
Já o Planejamento consiste em planejar a estratégia de marketing com base nos resultados da pesquisa e nas preferências do consumidor, e o plano deve conter objetivos, direcionamento da estratégia e os canais escolhidos para divulgação, que podem ser tanto as mídias sobre as quais falamos acima, ou demais canais, como Blog, site e anúncios.
O terceiro P, de Produção, é o “mão na massa”. Isso pode significar a produção de conteúdo, anúncios, cadastro e os demais itens do planejamento.
Após a produção, vem a Publicação, que é onde o Social Media começa a entrar em ação, ao publicar os posts, vídeos, textos ou stories.
No campo Promoção, há várias possibilidades para promover a sua marca, desde os impulsionamentos nas mídias sociais, os anúncios direto nas redes ou o Google Ads. Mas aqui um item é muito importante: definir a sua verba, seu público e o tempo que vai durar a campanha. Lembre-se que ela precisa ter começo, meio e fim.
Depois de promover, é hora de propagar. Aí entram os incentivos para que o seu público curta, compartilhe e concorra. Pode ser desde sorteios, em que a pessoa precisa compartilhar e curtir, até perguntas no feed, convidando o usuário a comentar e interagir.
O penúltimo item é a Personalização. Aqui, você precisa usar os insights de todas as ações anteriores para oferecer conteúdo, promoções e ofertas com base no interesse, comportamento e maturidade do lead dentro do funil de vendas.
E, por fim, a Precisão, que se trata de medir tudo o que foi feito. Toda e qualquer ação realizada no Marketing deve ser mensurada. Isso é parte fundamental do sucesso por trás do marketing digital.
Diferente do marketing offline, em que não é possível mensurar quantas pessoas o outdoor levou até a loja ou quantas o folder alcançou, os meios digitais têm essa vantagem que precisam ser exploradas para obter um bom resultado.
Chegamos ao fim desse artigo, mas não da discussão em torno do tema, que nunca esteve tão em alta.
Se você quiser começar sua jornada profissionalizante para se tornar um Especialista em Gestão de Mídias, comece o curso online e gratuito da plataforma Profis Online.







